domingo, 3 de fevereiro de 2013

A polêmica da construção de Belo Monte

Sejam bem vindos!!!!
Mais um ano letivo tem início, para começarmos com o pé direito vamos debater um tema pertinente: a geração de energia elétrica no Brasil, e nesta questão um dos pontos fundamentais é a construção da Usina de Belo Monte, leiam as reportagens e assistam os vídeos, depois comentem.

» Artigo: A polêmica da construção de Belo Monte | Blog da Usina Hidrelétrica Belo Monte:'via Blog this'

http://topicos.estadao.com.br/belo-monte










37 comentários:

  1. Muito legal professor!!Pois é eu concordo em criar uma energia melhor,mas não precisa desmatar tanto,só criar energia Eólica porque vai gastar menos e não vai desmatar a nossa floresta!!E todos deviam ajudar para que isso não aconteça com o nosso país!!E também não existe só energia Hidráulica, existe varios outros tipos que gastam menos e poluem menos!!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião a usina hidrelétrica de belo monte não é uma boa opção devido aos fortes impactos que causara e segundo a ONG wwf a hidrelétrica de belo monte poderia ser substituída pela repotencialização das usinas já existentes no pais, assim reduziria o disperdício no sistema de distribuição elétrica alem de investimentos em fontes limpas de energia e assim poderíamos evitar as consequências disso.

    ResponderExcluir
  3. Danielly do Adventista 9ºano8 de fevereiro de 2013 às 18:36

    Os grandes envolvidos no Escalão, não se preocupam com o restante das pessoas que são mais pobres,suas moradias e alimentação! Querem desmatar a moradia dos índios e o habitat natural dos animais. Por exemplo, os ribeirinhos querem por em uma periferia e os peixes em aquário, e eu não acho isso justo! E para gerar energia elétrica precisa-se de um lugar que tenha: água, vento, sol, biomassa, combustível fóssil e nuclear. Por exemplo Xingu não tem como fazer produção de energia elétrica, como dito no vídeo, em certa época do ano ocorre falta de água, o que prejudicará a geração de energia elétrica.

    ResponderExcluir
  4. Legal Professor!!Tipo achei legal criar uma fonte de energia maior , mais o único problema que vai ta desmatando muito nossa floresta isso que é o errado .Mais se todos colaborasse com isso ate podia fazer uma melhor sem desmatar tanto.João Victor Amaral Cabrera

    ResponderExcluir
  5. Assistindo aos videos, pude concluir que a Usina de Belo Monte tem suas vantagens e desvantagens,e também tem muitas perguntas que devem ser respondidas.As vantagens :a precisão de energia para a população,como assistir TV,navegar na internet,entre outras coisas;e a questão de que hidrelétrica é energia limpa,muito mais limpa do que uma Usina Nuclear,por exemplo.As desvantagens:porque fazer a terceira maior usina hidrelétrica do mundo,sendo que a alguns meses ela pode secar?;a usina ainda vai alagar,inundar 640 km quadrados de floresta amazônica;e moradia para os índios e para os animais?;e a ultima pergunta é a mais questionada ,pois é de nosso interesse,o dinheiro que vai ser usado para esta construção,que no caso são 30 bilhões de reais,quem vai pagar ?Sendo que 80% dessa quantia é de imposto!Como nós podemos observar,existem muitas perguntas e poucas respostas!!
    Gostei dos videos,pois se esse tema não fosse abordado ,nós iriamos pagar por uma coisa que não teve a nossa opinião!!
    Isabelly Aparecida Alves Calvi 9 ano.

    ResponderExcluir
  6. No meu ponto de vista, acho que devemos construir a usina. Afinal isso irá fazer com que o Brasil produza maior quantidade de energia, promovendo um desenvolvimento econômico que o fará menos dependente dos outros países. Além disso, porque os famosos nunca fizeram algo tão grande quanto este para combater o desmatamento da Amazônia? Já houve vários desmatamentos piores, e não deram tanta importância quanto neste.
    Fora que o impacto não será tão grande quanto estão dizendo, pois boa parte da área que será inundada já está desmatada. A usina também trará o aumento do Produto Interno Bruto, que irá compensar o alto custo.
    Valeu professor! (:
    Débora 9ºano

    ResponderExcluir
  7. eles podiam construir uma Hidráulica que gastasse menos e que não desmatasse a floresta e o dinheiro que eles gastasse construindo uma Hidráulica que vai desmatar a floresta pegava e investia na saúde.E construir uma hidráulica mais barata

    Guilherme Mariano

    ResponderExcluir
  8. Professor, interessante!
    nenhuma usina do mundo produz 100% da sua capacidade instalada! Mas nos traz benefícios e energia limpa. Tipo, energia eolica e solar pode ser sim um meio mais limpo de energia mas da muito mais gastos do que a energia hidrelétrica embora seus benefícios sejam ótimos,e em questao da agua, sai do mesmo jeito que entrou!Eu apoio a contrução da hidrelétrica, por que embora achamos que o custo dela seja alto é porque concerteza agente ainda nao esperimentou o beneficos mais caros! Então eu acho o seguinte, que o desmatamentotá precario, mas isso nao vem só das usinas mas sim tbm da nossa concientização, e na minha opiniao se fosse pra mundar de energia, o governo deveria tirar outros tantos gastos com carnavais que nao ajuda em nada, e investir na energia eolica ou solar, que embora caras tambem tem beneficios eficientes! Ana Vitória 1°ano ensino médio.

    ResponderExcluir
  9. Tudo ao nosso redor tem pontos positivos e pontos negativos e com a criação da
    Usina Hidroelétrica de Belo Monte é a mesma coisa. Quanto aos pontos negativos
    temos os impactos ambientais à flora e à fauna, pois com o desvio do curso do
    rio afeta o meio ambiente local, fazendo assim com que muitos animais tenham
    que mudar de habitat devido a inundação da floresta ao redor da construção. É
    sem dúvida um prejuízo significativo.
    Outro ponto negativo é que a Usina de Belo Monte com potencial máximo vai
    inundar cerca de 640 km² de floresta Amazônica, o desmatamento já prejudicou
    muito essa área e com a criação dessa usina esse processo vai se intensificar.
    Felizmente o Governo Brasileiro tem se notificado dos impactos ambientais que
    serão causados pela criação dessa usina e tem estudado para diminuir em massa
    esses impactos.
    Do que adianta ter a 3º maior usina hidroelétrica do mundo se esta usina
    prejudicará o meio ambiente, os pontos positivos de produzir bastante energia e
    ser uma fonte renovável e limpa são pequenos quando comparados com os,
    negativos.
    Para ter maior energia o Governo Brasileiro poderia utilizar outras fontes
    renováveis e limpas desde que estas não prejudiquem o meio ambiente.
    Eu apoio a ideia da construção de Belo Monte desde que esta não prejudique a
    fauna e a flora, nem as populações ribeirinhas e os índios que lá vivem.
    A obra de Belo Monte suprirá a demanda energética do país porém temos que ser
    críticos quanto aos seus impactos, a usina trará grandes transformações
    socioeconômicas e ambientais, devemos olhar cada ponto e ver se a criação dessa
    usina é vantajoso ou não. Devemos ser responsáveis pois estamos lidando com o nosso país.

    ResponderExcluir
  10. Giovani : '-'
    Na minha opinião, realmente deveríamos nos importar, porque eu jamais ficaria sem energia eletrica, poxa como vou entrar no computador. Como eles mesmo disseram não conseguimos ficar sem energia, mais apesar de tudo, não temos somente a energia da água, temos eólica, solar, entre outras, e nós como ser humanos, que pensam, temos que nos concientizar de que não podemos esgotar o que precisamos de mais importante pra sobreviver, a água. Por isso devemos nem se for pra fazer um minimo de esforço para conseguir terminar a 3º maior hidroelétrica do mundo, se não nós não vamos ter energia. Quanto ao problema dos ribeirinhos, nós os brasileiros sempre damos um jeito.

    Assine www.movimentogotadagua.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que deveria ser construída sim a hidrelétrica, porque mesmo ela não proporcionando 100% do seu potencial vai proporcionar muita energia, mesmo sendo cara é algo que vai ajudar no crescimento do Brasil. Tudo tem que ser bem estudado e analisado para não causar tanto impacto ambiental e não prejudicando as populações que moram naquele local.

    ResponderExcluir
  12. Carolina 9º Ano - Adventista13 de fevereiro de 2013 às 22:58

    Usina de Belo Monte!!!
    De fato uma polêmica! Principal vantagem: aumento da produção de energia elétrica para atender a demanda. Desvantagens: Grandes impactos econômicos, sociais e ambientais (fauna e flora). Precisamos por tudo na balança e olharmos com respeito e responsabilidade e então avaliarmos e perguntarmos: Será que vale a pena???!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da ideia , mais todos tem que fazer a sua parte se não vai ter muito desmatamento , e também devemos não pensar só na gente , e também nas pessoas que estão por vir ! Imagina agente sem energia sem aguá , pode até custar caro mais é o melhor , mais todos tem que colaborar , eu acho que deveria construir seria o melhor pra nós . Raphaela Ferreira 9 ano

    ResponderExcluir
  14. Os dois mostram lados diferentes. O primeiro fala do lado ruim, fala que vai desmatar muito, alagando uma grande parte da floresta amazônica e esta avaliada em 30 bilhões sendo que primeiro foi avaliada em 19 bilhões!
    Já o outro passa como uma coisa boa, fala da renda anual de 40 bilhões e vai ser a 3º maior em potencial energético e também as pessoas que moram la vão receber ajuda. Belo monte se for construída vai ser muito boa na questão de suprir o consumo de energia de todo o país. Pra nos que precisamos muito dessa energia cada vez mais, vai ser muito bom pois não vai nos faltar energia para nossas tarefas, para nossas casas enfim nossas atividades do cotidiano. Mais temos que ver o lado da população que mora la, que tem toda sua tradição envolvida no meio ambiente que eles vivem que foi passada por algumas gerações. Por um lado é muito bom pela renda que o Brasil terá, mais sera que no futuro vamos olhar para trás e pensar: como nos conseguimos destruir nossa grande floresta?
    Isabele Reducino 1º ano

    ResponderExcluir
  15. A Hidrelétrica de Belo Monte possui vantagens e desvantagens, porém acredito que o número de desvantagens seja maior. Além de ser desmatada muita área verde da floresta amazônica a hidrelétrica irá inundar o Parque Nacional do Xingu também existe o fato de que muitas comunidades indígenas terão de se retirar da área, a Hidrelétrica irá produzir só 1/3 de sua capacidade, outra desvantagem. Acredito que existem outras alternativas para a geração de energia como a energia eólica e a energia solar, que além de gerar energia, possuem menos impacto sobre o meio ambiente.
    João Felipe Pessotti 9ºAno

    ResponderExcluir
  16. iai professor blz bom eu acho que nos devemos digamos que "pagar" pra que essa usina seja construída porque afinal isso vai almenta digamos q a quantidade de energia do brasil,e cara no video falo como seria nos sem TV ou celulares, bom é isso que eu acho.

    Lucas Juliani Da Silva 9º

    ResponderExcluir
  17. Sou mais a favor do primeiro vídeo Professor Guilherme .. como a Isabelly comentou: são muitas perguntas pra poucas respostas!
    Poderia sim construir uma hidrelétrica, mais precisa ser a 3° maior Hidrelétrica do mundo? Precisa gastar 30 bilhões de reais que vão sair do nosso bolso? Porque não construir uma hidrelétrica menor (que produz energia eólica) que não vai precisar desmatar tanto nossa mata, e não vai precisar deixar varias pessoas e animais sem abrigo? É sim necessário construir uma hidrelétrica, porque não podemos ficar sem energia certo? Mais só acho que não deveria ser tão grande assim, porque ela só vai trabalhar 1/3 da sua capacidade, porque como falado no video por 8 meses aquela região seca .. O nosso Brasil tão rico em fauna e flora, e eles querem acabar com isso?
    Essa é minha opinião Professor ..
    Mariana Romero Alves, 9 ano.

    ResponderExcluir
  18. Vou comentar mais uma vez professor .. KKKKK'
    hoje na hora do almoço comentei sobre essa polemica com meus pais, minha mãe concordou comigo, e necessário sim um hidrelétrica no Brasil, mais precisa realmente ser tão grande assim? ... Já meu pai é totalmente a favor, pois nós precisamos de uma hidrelétrica de grande porte no Brasil, e também ele falou uma coisa bem importante, vão ter que contratar em torno de 30 mil pessoas para trabalhar na hidrelétrica, sendo assim, muitos Brasileiros terão a oportunidade de trabalhar, e aqueles com baixa renda, não terão que passar dificuldades, e coisas do tipo ... Essa polemica tem muitos lados negativos, mais também muitos lados positivos professor! Mais a opinião de construir ou não é de cada um!
    Mariana Romero Alves, 9 ano.

    ResponderExcluir
  19. Uma boa polêmica! A construção de Belo Monte é óbvio que tem vantagens e desvantagens; mais ao meu ponto de vista tem muito mais desvantagens, pois desmatará uma grande floresta, que é muito importante para nosso país; mas é certo que não podemos ficar sem energia, pra isso tem várias outras maneiras de produzir energia, não necessariamente sendo hidráulica, mas se a preferência for por uma hidrelétrica, por que tem que ser a 3ª maior do mundo?
    Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte..
    Isabele Emidio 1ºano Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que ela poderia ser construida em outro lugar,po as pessoas nao poden desmatar a area de preservacao anbiental mas eles que tem poder podem desmatar, depois eles falao que lutao por direitos iguais,e pra que construir uma usina que so vai produsir um terco da sua capacidade pra mim isto e uma grande perda de dinheiro, po se ela nao vai produsir em capacidade total que fassa uma usina compativel com o rio, e mesmo preciso usar o dinheiro da populacao eles nao podem ussar o dinheiro que eles desviao para propina porque o tanto que eles desviao dava para construir umas 10 usinas destas

    Nathan Serdan 9 ano

    ResponderExcluir
  21. eu acho que não há necessidade de ser a 3 maior hidroelétrica do mundo .. ela só vai produzir 1/3 da sua capacidade então pra que tudo isso ? vão destruir uma grande areá rica em mata,animais só pra ter um titulo de 3 maior hidroelétrica do mundo
    gastar 30 BILHÕES de reais atoa .. todo esse dinheiro poderia estar sendo usado pra saúde,educação ! vão destruir 640 milhões de metros quadrados,iram acabar com muita coisa muita mata e ainda dizem que estão preocupados com o meio ambiente ! nos temos a maior floresta do mundo e vamos acabar com ela só pra ganhar um titulo que não vai servir pra nada ? o Brasil e um pais onde ocorre pouca chuva e muito sol, então por que não investir todo esse dinheiro nesse tipo de energia ? onde vai parar todos os índios que morram la perto ? nós morros ? faltam respostas para todas as perguntas


    João Vitor Porto Oliveira 9º ano

    ResponderExcluir
  22. legal.. mas ainda tem muito o que se discutir, um dos comentarios acima diz que é a favor da onstrução da usina. sim realmente traria muitos beneficios , mais uma construção dessa proporção para produzir apenas um terço do total tudo bem que nem a usina de itaipu nem as tres gargantas que são as maiores do mundo produzem seu total de energia. ainda por cima 80% do dinheiro vai sair dos impostos que pagamos ou seja 24 bilhões de reais. vai desmatar muito nossa floresta o projeto original previa 1100 km quadrado mas o atual somente 640 km quadrado mas ainda sim é muito, e a biodiversidade como fica e os indios os ribeirinhos para onde vão periferias, não é o certo eles devem sim ser incluidos na sociedade mas não dessa forma. ta certo que as usinas hidreletricas produzem energia limpa e que é mais barato que a energia heolica e solar. mas ainda sim seria muito prejuizo poderia causar um desequilibrio ambiental com tanto desmatamento.
    eu acho que tem muitas perguntas sem respostas e que devemos saber mais a respeito deste projeto para darmos a nossa opnião.
    na minha opnião é desnecessaria uma construção dessas proporções, sem duvida seria um projeto fantastico contando com sua arquitetura e engenharia.
    Murilo Cabello 9º Ano

    ResponderExcluir
  23. eu achei interessante essa ideia...uma hidreletrica maior i qui possa nos oferecer melhorias em nossa energia,
    mais ira haver um grande desmatamento e ainda com umas de nossas maiores florestas...ira ser uma perda de dinheiro mais tbm nos teremos uma grande hidreletrica...
    Minha opiniao é que ela seja contruida so que ocupando menos espaço para nao causar tanto desmatamento.
    Viviane F. de Paula 9° ano

    ResponderExcluir
  24. um ideia muito boa mais nem tanto assim , ela ira ajudar muito numa parte mais desmatara em outra eu acho que eles deveriam pensar muito bem antes de fazer qualquer coisa precipitados e pensar nas concequencias para nao prejudicar ninguem e porque tem que ser na amazonas ??poderia ser em qualquer outro estado ...ou ate mesmo em alguma divisa com algum outro pais por que ai os 30 bilhões nao sairia somente dos brasileiros
    JOAO VICTOR PERES SILVA 9°ANO

    ResponderExcluir
  25. Bom professor,no primeiro video mostra a parte de desvantagem da hidrelétrica e o segundo video mostra as vantagens bom pelo que eu acredito acho que nao seja uma boa ideia porque ira consumir uma grande area da floresta amazonica fora o dinheiro que nos iremos ter que gastar com os impostos tirando isso nos ja possuimos uma grande hidrelétrica no Brasil entao acho que nao e necessário a construção de mais uma hidrelétrica !!!
    Vinicius Alves Michelon 9° Ano

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que não deve ser construída a usina de Belo Monte pois traria grande prejuízo no meio ambiente.Essa usina acabaria com 640 km² de floresta amazônica e tiraria a moradia de índios.A usina não produzirá o máximo de sua capacidade e custará 30 bilhões,disso 80% será de imposto.Há muitas desvantagens para a natureza;eu acho que a usina não deveria ser construída alias já temos outros meios de geração de energia. Lucas Villegas 9º ano

    ResponderExcluir
  27. Pedro 2º EM

    Fiz pesquisas sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte e sou totalmente contra porque vai trazer mais prejuizos do que lucros. Muita gente, o meio ambiente e os indigenas serão prejudicados.
    Com o dinheiro que vão gastar da para fazer muitos outros tipos de energia.
    Eu penso como os ambientalistas vai ser o novo cavalo de troia,modificando totalmente e para pior a vida na região.

    ResponderExcluir
  28. A ideia é interessante ia trazer muitas melhoras na engeia hidrelétrica brasileira só que gasta-se um preço muito alto,o grande desmatamento de florestas ainda nem estudadas e os ribeirinhos que iam ficar sem ter onde morar.

    Vinícius Moreira Hungaro 9ºanoA

    ResponderExcluir
  29. Uma falta de vergonha na cara desses atores da globo, deixa a população brasileira mais burra com novelas, e querem ter moral com uma coisa que eles não estam se importando, tenho certeza que tenha dinheiro por fora dessas propaganda, se esses atores fossem tao interessados, com a fama que eles tem, eu acho que não iria construir né?
    Mas se não construísse, iriamos continuar dependentes dos Usa e China que por fim, iria subir preços de várias coisas, ai sim , a população iria sofrer com a dependência.
    Estam falando no video, para fazer energia eólica, não adianta, a fonte de energia mais potente é o petróleo e por segundo a hidrelétrica, e iria sofrer os pássaros com com a energia eólica e a amazonia sempre foi desmatada e explorada ilegalmente não é desculpa.
    E ninguém vai ficar sem energia como estam falando nesse video sem conhecimento nenhum.
    Sou a favor da construção sim, nosso pais já foi muito pisado por estrangeiros, agora é hora de nós termos nossa própria independência e produzirmos nosso próprio negócio.

    Bárbara Gutinik 2º ano EM

    ResponderExcluir
  30. Essa usina começou os estudos desde 1980 e dura até hoje, então isso é um sinal de que alguma coisa esta errada.
    Os ambientalistas são contra e eu tambem, percebi que vai trazer muitos problemas para os indigenas que vivem la, muita gente e o meio ambiente vão ser prejudicados.
    Belo Monte é um cavalo de tróia, modificando totalmente e para pior a vida na região.
    Pedro Alex 2º EM

    ResponderExcluir
  31. É importante a construção da usina hidroelétrica de Belo Monte, pois a energia é indispensável na nossa vida cotidiana, ninguém consegue viver ser ela.Será muito importante para os aspectos econômicos para o país.
    Porém a desvantagem é que toda fauna, flora, vida indígena sera prejudicada, onde a rica biodiversidade será rompida. A seca dos rios irá causar graves impactos no modo de vida das pessoas baseado na alimentação, transporte, agricultura.
    O rio Xingu tem uma grande quantidade de biodiversidade que ao acabar a água, toda vida existente também acabará. :(

    Isabella Mendonça 2° E.M

    ResponderExcluir
  32. Eu acho que é importante para o brasil uma hidrelétrica mas ai vem a parte de desmatamento de uma área muito grande da nossa floresta.
    Mas enfim na minha opinião vai ser bom ter uma hidrelétrica mesmo com o desmatamento, vai fazer o brasil crescer e o brasil precisa de uma fonte maior de energia.

    Nathan Victor 9ºano

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que a hidroelétrica de belo monte deve sim ser construída, porque ninguém hoje em dia ninguém vive sem energia, pois precisamos dela para realizar quase todas as atividades do nosso dia-a-dia. Mesmo assim tem pontos negativos como o desmatamento que causara na areá e os índios que também serão prejudicados, mas mesmo tendo pontos negativos acho que deve ser bem analisado e estudado para que não cause tanto impacto ambiental e as pessoas que vivem no local não sejam tao afetadas.

    Ana Teresa 2° EM

    ResponderExcluir
  34. A ideia de uma nova hidrelétrica é muito boa vai ajudar bastante,mas é muito dinheiro sendo investido, e a maioria sai dos impostos como falou no vídeo, e eu estava vendo também que um dos fatores que está pesando nas argumentações contra a construção é que a obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu. A vazão da água a jusante do barramento do rio em Volta Grande do Xingu será reduzida e o transporte fluvial até o rio Bacajá será interrompido. E atualmente esse é o único meio de transporte para as comunidades ribeirinhas e indígenas para chegarem até Altamira, aonde eles encontram médicos, dentistas e fazes seus negócios como a venda de peixes e castanhas.
    Ariane Villegas 1°EM

    ResponderExcluir
  35. bom eu acho que há vantagens e desvantagens ,a desvantagem é que será dsmatado uma boa área de mata virgem e essa usina irá inundar a reserva natural ao lado onde possivelmente a usina será construída , e que será gasto uma quantia muito grande de verba , cerca de 30 bilhões de reais que 80% será do nosso bolso e que só produzirá 1/3 de sua capacidade de energia e que os animais não terão lugar onde habitar
    vantagem é que será produzido mais energia e reduzirá o custo da energia elétrica e durante a construção irá gerar mais empregos
    na minha opnião acho que ela não deve ser costruída e que esse dinheiro deve ser investido na saúde , pois se a usina de belo monte for construída a fauna se desequilibrará e que se ela for mesmo ser construída que seja ocupando menos espaço e gastando menos dinheiro

    Júlio Cézar 9ºano

    ResponderExcluir
  36. A ideia da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte,deixaria o Brasil menos dependente dos outros países e tambem a energia é indispensável na nossa vida.Porem com a construção dessa hidrelétrica,irá acabar com o patrimônio Brasileiro,tirando os índios de seu lugar de origem,a seca dos rios,o desmatamento,entre outros...
    Poderia causar o desequilíbrio do ecossistema.

    Gabriela Bonacasata 1°EM

    ResponderExcluir
  37. Achei este vídeo muito interessante para mostrar a importância da construção da usina de Belo Monte. Mas para que isso aconteça precisara de milhões e milhões para a construção da usina, e não ira resolver o problema. E também precisamos ficar a tentos com o problema do desmatamento. Com isso acontecendo (desmatamento) ficamos muito preocupados será daqui alguns anos!
    Pedro Henrique Zamana, 9 ano.

    ResponderExcluir